domingo, 30 de agosto de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA

Da acentuação gráfica das palavras oxítonas
1º-) Acentuam-se com acento agudo:
As palavras oxítonas terminadas nas vogais tónicas/tônicas abertas grafas -a, -e ou -o, seguidas ou não de -s: está, estás, olá; até, olé, pontapé(s), avó(s), dominó(s), paletó(s), só(s).
Continue lendo na Folha Online (clique!)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A saúde da água para o vinho.

Este é um livro inusitado, inclusive para o próprio autor, que relutou muito em escrevê-lo, acossado pela ética médica, “em parte por ser o vinho, o tema deste livro, uma bebida alcoólica”. Bontempo procurou, inclusive, como médico, provas em contrário contra a decantada virtude dessa bebida tão antiga quanto a Humanidade, mas acabou, felizmente, vencido pelos fatos: “É o excesso (de álcool) que prejudica”, reconhece. Ou como dizia Aristóteles, “a virtude reside no meio termo”. Quem ganha com essa decisão somos nós, leitores: este livro é uma história do vinho. Na parte médica, ele tem a força de um tratado, conforme observa o Dr. Ruy Sampaio, “com sua dissecação da documentação científica”. Continue lendo! (clique!)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Turbine o seu Twitter!

Veja alguns aplicativos que ampliam seus horizontes no micro-blog. continue lendo no Olhar Digital.

Links:
Twitzer
TwInbox
HootSuite

domingo, 16 de agosto de 2009

Homossexualismo é doença?

por Mario Guerreiro
Antes de indagar se o homossexualismo é uma doença, dever-se-ia indagar: o que é o homossexualismo? Dizer que ele se caracteriza quando um indivíduo, homem ou mulher, sente atração sexual por outro do mesmo sexo define outra coisa: tendência homossexual.
Continue lendo... (clique!)

sábado, 15 de agosto de 2009

Muito sal na sopa, um perigo!...

O Idec constatou altos níveis de sódio em pesquisa feita com 42 sopas prontas. A ingestão elevada do mineral pode causar hipertensão e problemas renais. Acesse aqui a página onde você terá mais informações úteis para saúde e direitos do consumidor.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

GRIPE SUINA

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, aconselhou à população que evitasse metrôs e outros espaços fechados, por causa da gripe suína.

Há, também, outras sugestões para evitar a contaminação. Então, enquanto esperamos pela vacina milagrosa contra a gripe suína, aqui estão as cinco principais dicas para evitar ser contaminado e passar a infecção para outros. Essas dicas foram aprovadas pela Organização Mundial de Saúde.


1. Lave suas mãos

A principal coisa a se fazer para evitar a gripe suína é lavar as mãos frequentemente, de acordo com especialistas. Parece uma resposta estúpida para um problema tão grande, mas o fato é que quando tossimos, pequenas gotas de saliva e de material possivelmente contaminado (se você estiver com gripe) ficam em nossas mãos. Sendo assim, tudo o que tocamos fica contaminado. E, se tocamos no mesmo objeto que uma pessoa com a gripe tocou, corremos o risco de passar as mãos em nosso rosto e nos infectarmos. E a maneira com a qual lavamos as mãos também é importante. Se possível, use água quente. Não lave apenas os dedos e as palmas das mãos, mas também as unhas (debaixo delas também), os pulsos e a região que fica entre os dedos – tudo isso no tempo equivalente a duas vezes um “parabéns pra você” (sim, a música é usada como medida do tempo ideal). E tire todo o sabonete, enxaguando com água abundante.


2. Cubra sua boca quando for tossir ou espirrar

“A maneira com que a influenza é espalhada são as pequenas gotas que saem de nosso nariz e de nossa boca quando espirramos ou tossimos” explica George DiFernando, epidemiologista da Universidade de New Jersey. Ele recomenda, até, que cubramos nossas faces com a roupa. “É muito melhor que as gotas fiquem em nossas roupas do que em outros objetos ou em outras pessoas” explica. As máscaras cirúrgicas que se tornaram famosas podem ajudar a conter os espirros e as gotas para si mesmo, mas ainda não se sabe se são aconselhadas para uso diário.



3. Fique em casa

Se você está doente, fique em casa. E, se você chegou da rua, tome um banho, lavando primeiro seu corpo e depois suas mãos, para não infectar tudo o que você toca e não arriscar a saúde de seus familiares.


4. Não toque sua face

Tente, com todas as forças, manter suas mãos longe de suas membranas mucosas (olhos, nariz, boca), que são rotas diretas para sua corrente sanguínea e permitem que o vírus passe da barreira protetora da pele. Mas são poucos os que conseguem completar essa tarefa. “Isso é natural do ser humano. Na verdade, é mais um motivo para que você mantenha suas mãos limpas” explica DiFernando.


5. Evite pessoas doentes

É sempre uma boa pedida evitar outras pessoas que estejam doentes. DiFernando acrescenta que o vírus não fica no ar, mas sim em coisas que tocamos, contaminadas pelas gotículas. “Moedas, maçanetas, corrimãos, ou seja, objetos comuns. Aliás, objetos lisos transmitem o vírus mais facilmente do que objetos porosos, que absorvem as gotas” exemplifica.

Fonte: Livescience

Veja também vídeo (em inglês) sobre as pandemias.