sábado, 23 de novembro de 2013

Mecânico inova e cria método que utiliza sacola plástica para auxiliar em partos difícieis

A ideia ganhou aval da Organização Mundial de Saúde e uma empresa de tecnologia médica se licenciou para iniciar a produção do equipamento. (Ideia só chegou ao conhecimento de médicos graças ao Youtube.)

Mécânico inova e cria método que utiliza sacola plástica para auxiliar em partos difícieis Diego Giudice/NYTNS
 

A ideia surgiu para Jorge Odón enquanto ele dormia. De alguma forma, ele disse, o inconsciente dele fez a ligação entre um vídeo do YouTube que ele havia acabado de assistir sobre como tirar uma rolha estragada de uma garrafa de vinho e a conclusão de que o mesmo truque mágico poderia salvar um bebê preso no canal vaginal.

O mecânico argentino, Odón, de 59 anos, construiu o primeiro protótipo na própria cozinha, usando uma jarra de vidro como útero, uma boneca da filha como o bebê preso e um saco de pano com uma manga costurada pela esposa como o aparelho que salva vidas.

Por mais improvável que pareça, a ideia que tomou forma na cozinha ganhou um aval entusiasmado da Organização Mundial de Saúde e de grandes doadores, e uma empresa americana de tecnologia médica acaba de ser licenciada para a produção.
Fonte: New York Times via Zero Hora de Porto Alegre

terça-feira, 19 de novembro de 2013