sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aparelhos em stand by podem aumentar conta de luz em pelo menos 15%

Eletricidade gasta com equipamentos eletrônicos plugados na tomada representa 15% do valor da conta de luz que uma família de classe média costuma desembolsar por mês


Apesar de invisível e silenciosa, faz estrago no seu bolso. A vilã da vez atende pelos nomes de energia fantasma ou energia vampira. É a eletricidade consumida pelos equipamentos eletrônicos no modo stand by. Ao menos R$ 20 você paga todo mês na conta de luz para manter vários aparelhos, que não estão em uso, ligados desnecessariamente na tomada.

Engana-se quem pensa que um eletrônico em stand by está desligado. Na realidade, ele está em repouso, à espera de um comando para voltar a funcionar. É bom saber, portanto, que todo equipamento com controle remoto, mostrador digital ou teclado de toque gasta sim, energia elétrica, pelo simples fato de estar plugado a uma tomada. Não importa se é televisão, micro-ondas, fax, rádio-relógio, computador, DVD ou videogame. Se aquela luzinha estiver acesa, é sinal de que há consumo desnecessário. Leia mais (clique)
Fonte: Jornal Estado de Minas.
Leia ainda na mesma página:
Desperdício de energia pode custar R$ 300 a mais no ano (clique)

Nenhum comentário: