quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cientistas descobrem gene da 'bebedeira


Pessoas com determinada variação genética teriam maior propensão ao consumo exagerado de álcool.



Pesquisa aponta o gene RASGRF-2 com a maior propensão ao consumo de álcool

Cientistas acreditam ter descoberto uma variação de um gene que incentiva o consumo exagerado de álcool em algumas pessoas.
O gene, conhecido como RASGRF-2, eleva o nível de substâncias químicas presentes no cérebro associadas à sensação de felicidade e acionadas com a ingestão de bebidas alcoólicas, informou a revista científica PNAS.
A equipe de pesquisadores, formada por especialistas da Universidade King's College, de Londres, descobriu que animais que não possuíam a variação do gene tinham menos "desejo" por álcool do que aqueles que apresentavam tal alteração.
O estudo também analisou exames de ressonância magnética dos cérebros de 663 adolescentes do sexo masculino.
O mapeamento revelou que em portadores da versão do gene associada à "bebedeira", todos com 14 anos de idade, havia uma atividade maior em uma parte do cérebro chamada estriado ventral, conhecida por liberar dopamina, substância associada à sensação de prazer.
Quando os pesquisadores questionaram os adolescentes sobre seus hábitos de consumo de álcool dois anos depois, descobriram que aqueles que tinham a variação do gene RASGRF-2 bebiam mais frequentemente. Leia a matéria completa (clique)
Fonte: Último Segundo/IG

Leia sobre tolerância zero ao álcool no trânsito 
CCJ do Senado deve votar hoje tolerância zero para motoristas.
Brasília. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado deve votar hoje alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para tornar crime conduzir veículo sob efeito de qualquer concentração de álcool ou droga. A pena mínima passaria a ser detenção de seis meses a três anos, ampliada para um a quatro anos de cadeia se resultar em lesão corporal; três a oito anos se a lesão corporal for grave; e quatro a 12 anos se resultar em morte. As informações são da Agência Senado. 
Leia mais (clique) 
Fonte: Jornal O Tempo

Cigarro associado ao álcool piora a ressaca do dia seguinte.

Jovens que fumam enquanto bebem têm mais chances de apresentar sintomas, como náuseas e dores de cabeça, com maior intensidade.

Cigarro: Fumar enquanto bebe aumenta a chance - e a intensidade - de uma pessoa ter ressaca no dia seguinte(Thinkstock)
Uma pessoa que fuma enquanto bebe pode ter uma ressaca muito pior no dia seguinte do que aquelas que não consomem cigarros junto com a bebida alcoólica. Foi o que concluíram pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, em um estudo que estará presente na edição de janeiro do periódico Journal of Studies on Alcohol and Drugs.        Leia mais (clique)                                                                                                                                                     Fonte: Veja

Nenhum comentário: