sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nicotina: grande vilã por trás do hábito de fumar


Nicotina: a vilã
Falar para os fumantes sobre os males que o hábito de fumar lhes causam, quase sempre não é novidade, pois a maioria deles sabe o grau de risco ao qual sua saúde está exposta. O que muitos não têm conhecimento, é sobre o maior motivo que os levam a acender e tragar o cigarro: a dependência da nicotina.
Altamente viciante, a nicotina é a principal substância ativa encontrada no tabaco. Ela estimula o sistema nervoso central e altera o funcionamento cerebral. Por esse motivo causa rápida dependência. Euforia, excitação, liberação de adrenalina, e como consequência sensação de prazer e bem estar, são os principais motivos que levam as pessoas a ficarem viciadas.
Isso porque quando a quantidade da substância atinge seu mais baixo nível no sangue, o fumante sente a vontade de fumar novamente e a cada vez que ascende um cigarro, o intervalo de tempo para o próximo é ainda menor. Da mesma forma que a nicotina chega rápido ao cérebro — cerca de 10 segundos depois do primeiro trago — sua metabolização também é rápida e a sua necessidade de reposição é cada vez menor.
Fonte: Panorama Brasil

Nenhum comentário: