quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ALIMENTOS FUNCIONAIS ( ou Bioativos)


São alimentos que auxiliam no funcionamento do organismo. São eles: naturais e ou industrializados.
Os naturais são aqueles já encontrados prontos na natureza. Exemplo: peixe (salmão em especial que contem ômega 3), Castanha do Pará (com alto teor de selênio), Tomate e morango ( ricos em licopeno), Brócolis e couve-flor (ricos em fibras e cálcio), frutas ricas em antioxidantes, entre outros alimentos.
Os industrializados: biscoitos especiais com fibras e vitaminas, leite enriquecidos com ômega 3 e outros aditivos, flocos, etc.
Esses alimentos funcionais auxiliam no controle da diabetes, do colesterol, na reposição de vitaminas e sais minerais. Alguns combatem tumores e até alguns tipos de câncer, como o de próstata, no caso dos alimentos ricos em licopeno como o tomate ( que deve ser consumido cozido/um tomate bem maduro por dia, melancia e morango).
Soja - é um alimento que deveria ser ingerido principalmente pelos adultos pois contem elementos importantes que combatem alguns males da idade. Por exemplo é auxiliar no controle hormonal tanto da mulher como do homem, principalmente na época do climatério/menopausa e também na andropausa(Embora com poucos estudos, alguns estudiosos defendem que a soja pode controlar o crescimento da próstata pela presenta da isoflavona, hormônio natural que já há muito tempo é conhecido no âmbito feminino.) Esse alimento também controla o colesterol se tomado na forma de sucos quando adicionados como complemento nos líquidos prontos feito de frutas naturais.
Veja o que diz o FDA sobre o uso da soja.

Nenhum comentário: