domingo, 20 de julho de 2008

Benefícios do Café,


Os benefícios do Café

O café já pode ser riscado da lista de pecados para a saúde. Porém, sem excessos. O ideal, apontado por estudiosos do assunto, é o consumo de até quatro xícaras por dia. Um dos principais mitos que envolvem a bebida - os seus malefícios para o corpo e o cérebro - começa a ser revisto em pesquisas que vão além do estudo da cafeína. Uma modificação desse cenário no Brasil pode ser comprovada no levantamento feito, neste ano, pela TNS InterScience sobre o café e seus consumidores. Ele revela uma queda de 50%, em 2003, para 39%, em 2007, no porcentual de pessoas que indicam os riscos à saúde como motivo para não apreciar a bebida. E demonstra, ainda, uma tendência de crescimento no consumo futuro.

Lançado em 2007 no País, o livro “Café: a bebida revolucionária para o prazer e a saúde”, do médico Darcy Lima, com co-autoria de Roseane Santos, traz uma nova perspectiva sobre o grão e seus efeitos à saúde. A publicação mostra que não só de cafeína é feito o café. Ele é rico em antioxidantes, minerais e vitaminas, entre outras substâncias químicas que estimulam o cérebro. Entre elas, estão potássio, magnésio, cálcio e ferro, aminoácidos, lipídios, açúcares, vitamina B e ácidos clorogênicos. Os autores abordam, ainda, estudos que investigam os benefícios da bebida na prevenção de doenças como depressão, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e câncer. A difusão das informações, segundo os escritores, é mais uma forma de desmistificar o senso comum de que café faz mal.

Cafeína e saúde

As pesquisas sobre a bebida não param de surgir de diferentes partes do mundo e apontam novas vantagens do grão para a promoção da saúde. A revista Cancer Research publicou há pouco tempo um estudo do doutor T. Hashimoto, da Universidade de Minnesota, Estados Unidos, no qual ele defende que “a cafeína inibe a proliferação celular, base do desenvolvimento do câncer”. Já um grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisas Medical de Kaiser Permanente, Califórnia, também nos Estados Unidos, liderado pelo Dr. C. Morton, encontrou um pequeno efeito protetor do café contra a pancreatite (inflamação do pâncreas) em 129 mil indivíduos que consumiam álcool. Essa ação reduziu a incidência de pancreatite em até 25%.

A proteção contra o diabetes é outro fator em análise pelos pesquisadores. Muitas são as investigações em andamento que, a cada nova divulgação, trazem informações reveladoras sobre uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Apesar de seus inúmeros benefícios, é essencial recordar-se de que o excesso de café, assim como de qualquer outro alimento ou bebida, pode trazer riscos para a qualidade de vida. Por isso, a palavra-chave continua sendo moderação.

Fonte: Embrapa Café, site Café&Saúde e USP / Amantes do Café

Acrecentando......


O café possui uma série de substâncias, entre elas a cafeína, que se consumida moderadamente não traz qualquer prejuízo ao organismo. Outras substâncias importantes presentes no café são as lactonas, que atuam de forma benéfica no cérebro.

• Café e atenção – a falta de atenção numa aula, além de causar sonolência, prejudica o aprendizado. O consumo do café ativa o sistema de vigília e eleva a atenção para em torno de 90%

• Café e memória –
o consumo regular de 4 xícaras de café pode aumentar a capacidade de atenção e de formação da memória.

• Café e depressão - o consumo de 4 xícaras de café diminui a incidência de depressão e suicídio na população, conforme estudo feito nos EUA em 128.934 pessoas no período de 10 anos.

• Café e tabagismo
– estudos mostram que quando fumantes tomam pelo menos 4 xícaras de café de 50ml por dia o número de cigarros fumados cai pela metade.

• Café e álcool
– o consumo diário de 4 xícaras de café de 50ml previne os efeitos negativos de 40g de álcool sobre o cérebro humano.

• Café e sexo
- estudos nos EUA mostram que o interesse pelo sexo e pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem diariamente café.

Fonte: http://www.cafecafe.com.br/cafes.htm

Nenhum comentário: