quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Anvisa recomenda não dar mel para crianças com menos de um ano

Um costume que vem desde os nossos avós que usavam o mel para tratar gripes, resfriados e outros males que afligem principalmente as crianças, cai por terra.
Devido a presença de uma bactéria causadora do botulismo, o mel pode ser o veículo dessa doença que pode ser fatal para os bebês de primeiro ano que ainda não têm sua flora intestinal completamente desenvolvida e são vulneráveis à infecção.
Estudo da Anvisa mostra que 5% do mel brasileiro contem a bactéria Clostridium botulinum, a vilã apontada como causadora do mal citado.
Conforme foi publicado, "se não for tratada logo, a doença pode até matar, dificultando os movimentos respiratórios e exigindo até o uso de um respirador artificial, além de uma longa recuperação. " E, embora os registros sejam raros no Brasil, o melhor é prevenir antes que isso venha a acontecer.
Outro problema detectado pela vigilância sanitária na região de Alfenas (mg), por exemplo, é a presença no mercado do falso mel ou do mel adulterado. Por outro lado, há algum tempo, o prefeito de Cambuquira Jorge Noronha resolveu determinar a análise do mel vendido por alguns ambulantes da região na cidade. O resultado foi absurdo e poderia ser motivo para uma ação judicial contra aqueles comerciantes: o mel era um melado feito de açúcar e outras elementos químicos. Que isso sirva de alerta para os viajantes e turistas que compram "mel" vendido à beira das rodovias. Alguns desse "apicultores" já são apelidados por "abelhas" por serem os protagonistas dessa indústria ilegal e perigosa para saúde humana.

Veja a reportagem da TV.Globo sobre o assunto.

Nenhum comentário: