quarta-feira, 27 de agosto de 2008

DICA SOBRE PRESSÃO ALTA E SUA LIGAÇÃO COM RINS E CORAÇÃO.


Hoje aprendi com uma médica nefrologista que rins e controle da pressão devem caminhar juntos. Por outro lado, conforme opinião de meu cardiologista, há ainda a questão relacionada ao funcionamento desses dois órgãos vitais: se um não funciona bem o outro leva o troco. Assim, se os rins não funcionam corretamente, a pressão fica alterada e afeta o sistema cardiológico. Se o coração também não funciona bem, os rins são afetados, podendo levá-lo a uma insuficiência renal e todas as outras indesejáveis conseqüencias. Então, mesmo que o seu médico não tenha o costume de pedir os exames necessários para ver o funcionamento de um ou de outro, exija dele o pedido. Sua vida pode depender desse procedimento. Avaliar as funções dos rins, fazer um ultrassom de qualidade, analisar as artérias que processam o fluxo sangüineo entre esses dispositivos, entre outras medidas pode fazer a diferença.

Outro fator importante é o exame de “Urina 24 horas”que é extremamente importante no controle das funções renais de da pressão arterial. Por ele, através da análise da “clearence creatinina” é possível detectar se algo errado está acontecendo com os seus rins:
presença de sangue, nível de creatinina, estimativa do ritmo de filtração glomerular, etc.

Como referência, a creatinina tem os seguintes parâmetros:

Normal................................ de 91 a 131 ml/min
Dicretamente alterada........ de 51 a 90 ml/min (alerta! - requer cuidados especiais )
Moderadamente alterada.... de 10 a 50 ml/min
Acentuadamente alterada... menor que 10 ml/min

A partir de menos de 91 ml/min já há um sinal de alerta que indica que você deve dar mais atenção as órgãos aqui citados (rins e coração). Pois um maior controle da pressão arterial, para aqueles portadores de qualquer classe de hipertensão (leve, modera ou severa), deve ser feito.

Se o seu médico cardiologista não dá atenção aos seus rins, tome a iniciativa e procure um nefrologista e troque de profissional que trata do seu coração e da sua pressão. Caso contrário, você vai cair numa “diálise”,hemodiálise” e ainda, pelo mau funcionamento de um dos órgãos danificar também um ou os dois ventrílocos com comprometimento do seu coração.
Com a vida não se brinca. O resto você pode concluir.
Uma outra notícia que quase não ouvimos dos médicos, sejam eles cardiologistas, urologista ou nefrologistas, é que à partir dos quarenta anos, todos nós começamos a perder uma certa percentagem das funções renais.
Dessa forma, quando fazemos um exame preventivo dos rins, pode aparecer um resultado que pode nos assustar. Nem sempre é uma ameaça de alguma doença, mas resultado do envelhecimento natural.
A HORA MAIS PERIGOSA!
Conforme informação médica, a pressão geralmente tem um pique maior ao acordar depois de uma noite de sono. É quando o organismo "dá a partida" para que o corpo corresponda às necessidades que virão. Para fazer isso, há uma descarga de hormônios no sangue o que provoca a subida da pressão arterial. Sendo assim, o controle da hipertensão não deve falhar nesse período.
Um dos conselhos é que o hipertenso evite produtos salgados à noite, preferindo alimentos mais leves, sucos, frutas ou que tenham menos sal possível.
FATORES DE RISCOS:
O principal fator de risco é a herediatariedade. Mas esta não é uma sentença final e todos nós podemos controlar os comandos do programa da vida que vem de nossos ancestrais.Dependendo do seu gene, se você herdou algumas das chaves que são acionadas pelo tempo, você vai ter isso ou aquilo.
Existe um grande número de fatores genéticos que nos predispõem à hipertensão.
Se você tem na sua família alguém diretamente e geneticamente ligado a você que já seja portador deste ou daquele mal, entre eles a hipertensão, cuide-se para que se ela manifestar você estar preparado para combater. É muito difícil perder uma guerra quando estamos preparados para o combate.
ALGUMAS MEDIDAS ÚTEIS.
Modere o uso de sal ( aquele saleiro sobre a mesa funciona como uma granada de mão contra os hipertensos);
Modere a gordura ( as frituras, as carnes gordas de qualquer origem, as manteigas e os alimentos que contenham gorduras trans, essa última a pior entre todas as armadilhas contra o coração);
Modere o uso de açúcar ( dos doces, dos refrigerantes, quitutes, etc - que viram gordura no seu organismo na forma de triglicerídeos);
Evite o sedentarismo ( fomos criados para ser nômades como foram nossos ancestrais, mas a sociedade moderna nos condena às cavernas, digo aos prédios e apartamentos);
Evite o stress ( outro veneno do mundo moderno que acompanha o homem sedentário);
Faça exames preventivos para controlar a sua pressão(visite um cardiologista, urologista ou nefrologista...)
Viva feliz e faça os que o rodeiam felizes. Um coração feliz fecha as portas para os males.
Se você mora num grande centro, fuja de vez enquanto e vá curtir as pequenas cidade do interior onde as pessoas conhecem todo mundo. Uma sugestão: vá ao Circuito das Águas de Minas e visite minha cidade, por exemplo, CAMBUQUIRA.

Nenhum comentário: