sexta-feira, 22 de agosto de 2008

TV DE PLASMA, LCD OU CRT?

PLASMA -
Os monitores de plasma ( tamanho de 32” a 63” ) funcionam como milhares de lâmpadas fosforescentes em miniatura que carregadas (ionizadas) emitem gases de luz ultravioleta que, em contato com o fósforo, geram a imagem.Conta com um maior ângulo de visão. Isto é, pode ser vista de lado e melhor do que as atuais telas planas convencionais, recurso não existente nas tv antigas, mesmo as de 29 polegadas. Suas cores são mais vivas do que as tv convencionais (CRT – Catódic Ray Tube), até mesmo mais do que a sua concorrente direta as de Cristal Líquido (LCD – liquid Crystal Display).
O problema é que a imagem fantástica apresentada por esses novos aparelhos, segundo Paulo Diniz (em matéria no Globo Online), perde qualidade com o tempo, sendo a imagem deteriorável, com vida útil de 5(cinco) anos ou de 30 a 60 mil horas, ponto esse que deve ser levado em consideração, alem do alto consumo de energia, algo ecologicamente e economicamente incorretos nos dias de hoje, alem de outros problemas como o efeito burn-in e Stuck Pixels (efeito fantasma que se torna permanente com o tempo). São mais pesadas que as de LCD e dependem de suporte e parede forte, alem de técnico especializado, para montagem, caso contrário há perigo de queda fatal para sua tela e demais componentes e riscos para quem estiver montando.

LCD (Líquid Crystal Display)

Essse monitores têm tamanho de 13”a 45”, mas existem modelos com até 100” disponível para venda para quem pode dispor de mais recursos.

Com grau de visão pouco abaixo do outro modelo (Plasma) e não tem o efeito burn-in do concorrente que acaba por marcar a tela, sendo o efeito stuck-pixels temporário e não permanente como no outro.

Com cores mais vivas e evidentes em cenas de fundo preto diferem dos de plasma sem perder muita qualidade. Mas, se queimou o backlight, a luz que projeta as imagens, é lixo e ainda não compensa consertar. Neste caso, vá a loja e compre outro aparelho. Mas, se isso não acontecer, a vida útil desses aparelhos é bem maior: de 7 a 10 anos., podendo chegar até a 20 anos, dependendo do tempo e da maneira de uso, local de instalação protegido da luz solar, poeira ou umidade.

Uma vantagem destacável é que qualquer um pode instalar o aparelho que é bem mais leve que o de plasma.

PROBLEMA GERAL:

A maioria dos aparelhos a venda no mercado não está preparada para TV Digital, necessitando de um conversor que o governo prometeu ter um preço popular, mas que até agora custa quase o preço de um televisor convencional de 20 polegadas.

O preço do monitor que há dois anos era semelhante a de um carro popular, hoje está bem mais baixo, alguns estão sendo vendidos nas grande redes por menos de R$ 2 mil reais,dependendo das polegadas da tela.

Com o aparecimento de novas tecnologias, como o "blue-ray", etc. espera-se que muitas novidade apareçam breve na área.

Devido essa nova tecnologia que revolucionou o mundo digital, afetando até mesmo o sistema atual dos DVD que parece estar condenado como aconteceu com os LP e Cassetes, e até o sistema HD desses monitores, logo logo vem coisa nova aí.

Mais detalhes em Websinder

Bem, CRT? São os velhos e condenados tubos de ráios catódicos presentes nos televisores desde meados do século passado (XX). Consomem muita energia elétrica, embora tenham ainda algumas vantagens sobre os dois novos modelos. (clique no destaque para saber mais no Wikipedia)



Mais dicas: Acesse Olhar Digital aqui! Mais dicas.

Um comentário:

Rubens disse...

E com relação ao crt´s não foi nada postado????